Facebook pode contribuir no projeto Chromium da Google

O blogger Riciu Andrei publicou um artigo na meetchrome.com, onde anunciou sua descoberta que pode significar o início de uma parceria entre as duas empresas no desenvolvimento de projetos relacionados ao Chromium.

É interessante notar que a natureza do software livre torna capaz a contribuição de empresas concorrentes em projetos que podem beneficiar ambas as partes. Este é o caso, por exemplo, da participação de inúmeras empresas que contribuem para o projeto V8, um engine JavaScript de alta performance, que a Google e diversas outras empresas desenvolvem.

Riciu encontrou um commit no website do projeto Chromium que indica que o Facebook e a Oculus VR estão, à partir de agora, autorizados a contribuir para o projeto Chromium. O commit faz referência ao arquivo AUTHORS do referido projeto e contém a seguinte transcrição:

“We are unblocking contributors from @fb.com and @oculus.com to contribute to Chromium. Our primary contributor group is still specified in our Facebook CLA group and should be consulted before allowing any contributions.”

Basicamente o que foi dito acima é que qualquer desenvolvedor que tenha endereço de e-mail dos domínios fb.com e oculus.com está autorizado a contribuir para o projeto.

Não está claro qual será a participação do Facebook e, no momento, nem sabemos se existe algo concreto em andamento ou se é apenas um movimento para uma futura colaboração das empresas em projetos do Chromium.

Contudo o que mais chama a atenção é a inclusão do domínio oculus.com da empresa Oculus VR adquirida pelo Facebook. Esta empresa é a responsável pelo desenvolvimento do headset de realidade virtual Oculus Rift.

Será que poderemos sonhar com um futuro suporte para este dispositivo no Chromium e consequentemente no Chrome/Chrome OS?

E você o que acha, será que uma eventual parceria entre as duas empresas poderá trazer bons frutos?

Obrigado e até a próxima.