O que fazer quando as coisas não vão bem com o seu Chromebook

Chromebooks são equipamentos que demandam pouca manutenção, mas não são infalíveis e problemas eventualmente ocorrem. O que devemos fazer quando eles resolvem apresentar falha?

Computadores, uma hora ou outra, falham e os Chromebooks não são exceção à regra. Se o seu dispositivo apresentar problemas, provavelmente você precisará buscar ajuda para consertá-lo. Neste artigo você verá o que se pode fazer antes de mandar seu equipamento para a assistência técnica.

Problemas que podem ocorrer em um Chromebook

Alguns problemas podem aparecer devido à uma configuração mal feita pelo próprio usuário, à instalação de uma extensão com bug, ao corrompimento dos dados do sistema ou à um componente defeituoso.

Resolver problemas em um computador geralmente é uma tarefa difícil e, muitas vezes, exige conhecimento avançado, porém os desenvolvedores do Chromebook tomaram algumas medidas inteligentes para facilitar a vida do usuário.

  • Atualização do sistema
  • Desinstalação de extensões
  • Redefinição de padrão de fábrica
  • Redefinição de Hardware
  • Recuperação total do sistema
Atualização do sistema

Salvo raras exceções, é sempre recomendado manter seu sistema atualizado. Desta forma, você garante que aplicou as últimas correções de bugs e patchs de segurança implementados pelos desenvolvedores.

O Chrome OS atualiza automaticamente seu sistema operacional assim que disponibilizado pela Google, no entretanto a imagem baixada só será ativada se o computador for reiniciado. Muitos usuários tem o costume de simplesmente baixar a tampa do notebook. Isso fará com que o sistema hiberne ao invés de desligar. Para resolver esta questão, recomendo reiniciar o sistema pelo menos uma vez por semana para permitir que a atualização seja aplicada.

Desinstalação de extensões

Apesar de ser um recurso muito importante, as extensões podem apresentar problemas para o funcionamento dos Chromebooks. Algumas delas podem causar baixa performance ou consumo de memória excessivo. 

Caso você perceba algum destes sintomas e não saiba o motivo que está gerando este comportamento,  desative uma a uma as extensões instaladas e reinicie o sistema em cada etapa. Se o problema desaparecer identifique qual é a extensão problemática e evite usá-la novamente, pelo menos até que o desenvolvedor disponibilize a correção.

Antes de instalar uma nova extensão procure avaliar os comentários dos usuários no Chrome web store e fazer uma rápida pesquisa na Internet à procura de experiências negativas. Isso poderá livrá-lo de dores de cabeça no futuro.

Redefinição de padrão de fábrica (Powerwash)

Às vezes o sistema apresenta um comportamento instável, trava ou finaliza os apps inesperadamente. Estes problemas podem ocorrer por arquivos corrompidos ou danificados ou por resultado de uma experiência mal sucedida ao brincar com parâmetros no chrome://flags.

Nesta situação não nos resta muito a fazer a não ser retornar a configuração original do sistema. Para fazer isso, utilizamos uma ferramenta chamada powerwash. Esta ferramenta pode ser acionada pressionando simultaneamente as teclas ctrl + alt + shift + r.  Após fazer isso, basta seguir as instruções que serão indicadas na tela. Este mesmo recurso pode ser localizado no menu de configuração.

  1. Clique em Configurações
  2. Clique em Avançado na parte de baixo da tela
  3. Na sessão Powerwash, clique em Powerwash
  4. Clique em Reiniciar e siga as instruções fornecidas pelo sistema
  5. Após a reinicialização do computador siga as instruções de configuração do sistema
  6. Faça o login no seu computador

Este procedimento apagará todas as configurações e arquivos que você tiver armazenado localmente. Por isso é importante que você faça uma cópia dos seus arquivos antes de executar esta rotina. Os arquivos armazenados no Google Drive não serão afetados.

Este procedimento pode ser executado mesmo que você não esteja conseguindo efetuar login no sistema.

Após o powerwash, o computador estará em um estado semelhante ao que quando foi adquirido. Será necessário inserir as informações iniciais novamente. Este procedimento também é indicado quando você deseja se desfazer do seu computador.

Caso seu computador seja gerenciado por sua empresa, você não terá permissão para executar esta ação e deverá solicitar ajuda do administrador do seu equipamento para efetuar o procedimento.

O Chrome OS executa o powerwash automaticamente quando você altera o canal de beta ou desenvolvimento para estável. Tenha isso em mente para não perder arquivos importantes.

Redefinição de Hardware (Hardware Reset)

Este procedimento, conhecido também como reinicialização forçada, serve para redefinir o hardware do seu equipamento e só deve ser usado após todas as tentativas anteriores falharem.

Os modelos mais antigos possuem procedimentos diferentes para executar esta ação e você pode consultar esta página de suporte da Google para verificar como proceder em relação ao seu caso. Nos mais recentes você deve desligar o computador e depois pressionar simultaneamente as teclas atualizar + liga/desliga.

Recuperação total do sistema

Em casos extremos, o Chromebook pode apresentar uma falha crítica e exibir a seguinte mensagem “O Chrome OS está ausente ou danificado” e não conseguir mais inicializar o sistema.

Chrome OS não inicializa
Chrome OS erro fatal

Neste caso será necessário efetuar a rotina de recuperação total do sistema, Você precisará de um computador auxiliar com Windows ou Mac OS, o navegador Chrome, o app Chromebook Recovery Utility, disponível na Chrome Web Store, e um pendrive ou cartão SD. Após isso você poderá seguir o procedimento indicado aqui. Observe atentamente o modelo do seu equipamento na hora de baixar a imagem do sistema, isso é fundamental para obter sucesso no procedimento.

O que fazer se seu computador não liga

Se o seu Chromebooks se recusar a ligar, você poderá tentar destravar o boot removendo e recolocando a bateria. Por segurança, solicite a ajuda de um técnico com experiência:

  1. Desligue o computador da tomada elétrica
  2. Remova a bateria do dispositivo
  3. Pressione e segure o botão power por 1 minuto
  4. Reconecte a bateria
  5. Reconecte o computador na tomada elétrica
  6. Aguarde 5 minutos
  7. Tente ligar novamente o computador

Caso o problema persista procure a ajuda da assistência técnica especializada.

Conclusão

Caso você tenha dificuldade em resolver qualquer problema do seu computador, poderá procurar ajuda no Chromebook Central Help Forum (em inglês). Lá você encontrará especialistas que poderão ajudar a resolver seu problema.

Espero que você nunca tenha que passar por esta situação, mas caso ocorra, fique calmo e tente aplicar o que vimos aqui. Lembre-se, você sempre conseguirá ajuda nos grupos de discussão.

Até a próxima pessoal.

Para ler mais artigos sobre Chromebooks e Chrome OS visite:

http://chromeosrevolution.net.br